22 de agosto de 2012

1º Mês do meu Pequeno

Estou aproveitando que o Pequeno está dormindo e o marido também para atualizar o blog.
Eu vim falar do primeiro mês do meu pequeno e da estadia no hospital como prometido.
Eu tive o pequeno no melhor hospital da minha cidade. Ele é particular, mas atende ao SUS também. Pois é, eu fiz o pré-natal e o meu parto tudo pelo SUS e não me arrependo, pois fui tratada em ambos como particular. Só tenho elogios ao tratamento que recebi no hospital, não só eu, mas o pequeno também.
Mas uma coisa deixou a desejar, acho que qualquer um poderia sair com uma criança dentro de uma bolsa grande que ninguém saberia. Pois é, senti falta de segurança. O pequeno ficou comigo desde que nasceu, mas era assim: OLHO NO PADRE E OLHO NA MISSA! Nada de descuidos!
Quando o pequeno nasceu, a maternidade estava cheia (era mudança de lua), então eu fiquei em outra ala com pacientes cirúrgicos e tinha uma acompanhante de um dos quartos que era meio suspeita. Gente, ela ia muito no meu quarto ver o pequeno. Na minha última noite no hospital, o pequeno deu um show. Nessa noite nós dois não dormimos. A intrusa se aproveitou do momento e pediu pra pegá-lo no colo para acalmá-lo e dizia que ele sentia frio e insinuou que eu não sabia cuidar do meu filho. Gente, aquilo ferveu meu sangue. Só falei:
- Me dá meu filho por favor?!?
Eu sabia que não era frio, era gases! Eu estava há tão pouco tempo com ele que já o conhecia melhor do que qualquer outra pessoa. Afinal, ele é o meu filho!
Estava mais do que ansiosa para termos alta e sair do hospital.

VOLTA PARA CASA - 1º MÊS
Nós ficamos duas semanas na casa da minha sogra, pois eu precisava de ajuda e nunca na minha vida tinha cuidado de um recém nascido. E também por causa dos pontos que levei na hora do parto que estavam incomodando bastante. Além do cordão umbilical que me apavorava na hora do banho e na hora de limpar.
Mas eu tive ajuda em partes. Não precisei cozinhar, nem limpar casa, só cuidei do Pedro.
Detalhe: minha sogra não sabe cuidar do cordão umbilical, então eu tive que me virar. Tive que limpar o umbigo dele mesmo sem saber como. Só fiz de acordo com o que tinha visto as enfermeiras fazerem. Ainda bem que deu certo! O umbigo do pequeno caiu na madrugada do dia 20 de junho - 9 dias depois do seu nascimento. Um alívio para mim!
A sua primeira consulta iria ser no dia 18. Mas foi remarcado para o dia 20/06 (coisas do SUS) Foi com uma pediatra que eu não gostei. Ela era estranha, mas já mudamos de pediatra e ela é ótima.
Ainda tive que dar banho no pequeno SEM SUPERVISÃO alguma. O seu primeiro banho dado pela mamãe aqui foi no dia 18 de junho. Confesso que fiquei com o coração na mão quando me vi com essa responsabilidade. O menino parecia sabão e escorregava a toda hora. Foi engraçado relembrar disso depois.
Voltei pra casa e já comecei a rotina de lava, passa, cozinha, limpa e toma conta de criança. Mas voltei a rotina aos poucos pois não podia exagerar, então tinha que ir com calma.
O Pedro não era uma criança chorona. Acordava somente 1 vez na noite pra mamar (ô maravilha que não se repete), mas ele dava um baita trabalhão durante o dia. Não queria dormir de jeito nenhum de dia. Então eu tinha que parar tudo o que estava fazendo e deitar com ele pra niná-lo. Ai ele dormia que era uma beleza, mas dormia enquanto eu estava com ele, se eu saisse de perto, ele acordava.
Ele mudou bastante no seu primeiro mês. Acho até que estranhou a nossa casa quando voltamos para ela, pois até então ele conhecia a sua casa como sendo a casa da minha sogra, visto que ele passou as suas duas primeiras de vida na casa da minha sogra e o estresse que eke ficou quando voltamos pra casa.
Bem, esse é o relato do primeiro mês do meu pequeno. Não lembro de muita coisa pois já se passou dois meses, mas volto no próximo post falando sobre a amamentação e as minhas espectativas.
Beijinhos nossos e já adianto que estou morrendo de saudades daqui, dos comentários e dos blogs amigos.
Primeiros minutos de vida do meu Pequeno!
Prometo não abandonar vocês!
Que soninho gostoso!
PS: Estou com saudades da barriga! :(

16 de agosto de 2012

Nosso 2º Mês

Nem falei ainda sobre o primeiro mês, mas vou comentar sobre o segundo. Vou aproveitar que meu pequeno está dormindo.
O tempo aqui está super corrido. Só entro na net para fazer os trabalhos da faculdade. Pois é, voltei para a faculdade e está sendo um tremendo sacrifício. Confesso que estou super desanimada e tenho dó de deixar meu pequeno durante a noite.
Meu pequeno está super esperto. Ele já ergue a cabeça por alguns segundo quando o coloco de bruços e não gosta de ficar deitado por muito tempo enquanto está acordado. Então temos que colocá-lo no braço em "pé". O choro ainda continua. Bem menos, mas ele ainda pede bastante atenção e não gosta de ficar sozinho, nem no carrinho nem no bebê-conforto.
Tivemos consulta do pediatra esse mês. Ele engordou mais do que o esperado. Está com:
  • 57,7 centímetro
  • 4,925g
Tomou as benditas vacinas do segundo mês. Foram 4 ao total: duas na boca e duas na perninha.
Que judiação do meu bebê. Cortou meu coração vê-lo chorar a cada vacina na perna. Mas é algo necessário e mês que vem são mais duas: uma na boca e outra na perna.
O pior é ter que segurá-lo para a enfermeira aplicar as vacinas. Que dó!!!
Ele teve reação às vacinas. Teve febre de 38ºC ao qual ministrei 5 gotinhas de paracetamol. Ele ficou bem enjoadinho e teve um pouco de diarréia e cólica (reações normais da vacina).
Para terminar porque preciso fazer trabalho da faculdade ainda.
Infelizmente tenho pouco leite e tive que dar complemento Nan Confor 1 para o meu pequeno. Ainda dou o peito, mas em intervalos: NAN - PEITO - NAN... e assim vai.
Mesmo tomando remédio para aumentar o leite, meu corpo não conseguiu. Queria tanto poder ter dado ao meu filho amamentação exclusiva até os 6 meses, mas o importante que ele está crescendo saudável e com muito amor. E com o Nan ele consegue dormir por mais tempo me dando tempo de fazer os afazeres domésticos e as coisas da faculdade. Ele tem dormido bem melhor durante o dia, mas senti uma diferença na noite, agora ele acorda duas vezes na noite, antes ele acordava somente uma vez. Mas ele mama e já volta a dormir, não dá trabalho algum. Ai eu troco a fralda que sempre vaza (pode ser qualquer uma - meu filho faz muito xixi), dou o peito e ali mesmo ele dorme e o devolvo para o berço. Ah! E não acendo luz alguma quando ele acorda, nós dormimos com a luz do banheiro acesa (fica no meu quarto o banheiro) e a porta encostada e o quarto fica na penumbra.
E ele já reconhece a voz do papai e da mamãe. E dá cada sorriso gostoso quando a mamãe fala com ele. Acho que vou morrer de amor qualquer dia. Ele adora o pai. Quando escuta a voz do pai, fica procurando e quando encontra não tira os olhos do pai.
Bem, por enquanto vou deixar somente a foto do segundo mês.
Eu estou super apaixonada e o meu bebê tá com uma cara de homenzinho. E ele tá crescendo tão rápido e está super esperto que nem parece aquele recém-nascido que eu trouxe para casa.
Fica as fotos do meu príncipe!
Beijão
 

8 de agosto de 2012

Socorrooooooo! Deixar chorar ou Não?

Gente, agora vocês vão saber o real motivo do meu sumiço. Meu pequeno chora muito!!!
E não é cólica, nem fome, nem fralda molhada. É pura manha!
Ele só chora muito durante o dia quando eu estou sozinha com ele, e ele quer ficar somente no braço. Mas eu não posso ficar com ele o tempo todo no braço porque eu não tenho empregada, nem parente para ficar limpando minha casa ou fazendo as coisas para mim. Então eu tenho que deixar chorar!
Mas eu tô ficando igual a Valéria do Zorra Total quando a Janete ri. Porque, escutar choro o dia todo é pra enlouquecer qualquer um.
Genteeee, me ajudem! Tô pedindo socorrooooo! O que vocês fazem pro bebê de vocês não chorarem sem ter que dar o braço?
Vou indo fazer meu almoço aproveitar que ele cansou e dormiu um pouco!

PS:
  • Já coloquei no bebê conforto com um edredom dentro para simular o útero pra ele se sentir seguro. Resultado: Funcionou por um tempo e agora não funciona mais.
  • Coloco no carrinho e fico empurrando o carrindo no vai e vem. Resultado: Às vezes funciona como agora!

Beijão! Ah! Tenho um post semi pronto, mas o pequeno não colabora para que eu o termine! :(

A história de Pedro e Mamãe

A história de Pedro e Mamãe